Livro Adesampa

A existência de uma agência de apoio ao desenvolvimento e em particular as microempresas e empresas de pequeno porte em uma metrópole como São Paulo é algo absolutamente indispensável.”

Fernando Haddad, prefeito de São Paulo

A Adesampa e as políticas por ela implementadas, em colaboração com a Secretaria, certamente constituem-se em uma das dimensões do desenvolvimento de uma Cidade voltada para todos e todas.

Artur Henrique da Silva Santos
Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo

A Adesampa é uma grande conquista inserida numa luta de pelo menos quatro décadas, cujo objetivo é abrir aos micro e pequenos empreendedores a oportunidade de ocupar seu verdadeiro lugar no ciclo produtivo, para que possam cumprir, com isso, seu papel no desenvolvimento social.

Sergio Miletto, presidente da Adesampa

Balanço de gestão

Estamos finalizando um ciclo de trabalho aqui na Adesampa e queremos compartilhar com vocês um breve balanço dos programas da nossa gestão. Fizemos muito em tão pouco tempo – não o suficiente é verdade – mas já temos um legado para deixar aos empreendedores e à cidade.  Até 2013, a Adesampa sequer existia. Nascemos com a responsabilidade de desenvolver e realizar projetos que impactassem de modo positivo e prioritário nas bordas da cidade, onde estão as comunidades mais vulneráveis.  Logo de cara já tivemos um desafio e tanto. Colocar em ação o programa VaiTec (Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas), que foi criado na mesma lei que instituiu a Adesampa. O VaiTec tornou-se logo um bem sucedido instrumento de apoio a iniciativas inovadoras, em especial desenvolvidas por jovens de baixa renda e ligadas à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) graças a elaboração coletiva do edital que envolveu as entidades de CMCT&I (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação) e mais de 10 Secretarias Municipais. Em suas duas primeiras edições, nos anos de 2015 e 2016, recebeu 1.385 inscrições e contemplou 140 projetos, que receberam incentivos financeiros de até R$ 27 mil. As propostas apresentadas na terceira edição serão conhecidas em maio de 2017. Estamos ainda lançando o Vitrine VaiTec, canal que apresenta os projetos aprovados nas duas edições.

Se antes só era possível impulsionar a economia com incentivo governamental a conglomerados, hoje já há no Município de São Paulo ferramentas para valorizar a microempresa e a empresa de pequeno porte (MEPP), com iniciativas que garantem o seu protagonismo na cadeia produtiva. O marco legal foi fundamental para que isso fosse possível.

Hoje as micro e pequenas empresas têm exclusividade nas compras públicas até R$ 80 mil, conforme decreto regulamentado pelo prefeito Fernando Haddad em 2015.

Outras iniciativas da Adesampa igualmente promoveram avanços para a estabilidade das MPEs, entre as quais projetos como Sampa.Digital, desenvolvido em parceria com IBM e com apoio do Instituto Integrare e do Lab Prodam, um hub de desenvolvedores e empreendedores que apoia as compras públicas; Guia de Compras Sampa, lançado em parceria com associações comerciais do centro de São Paulo; Criado em Sampa, em parceria com o British Council e o Fundo Newton, que leva conhecimento de gestão e de valorização dos saberes e fazeres dos empreendedores de comunidades vulneráveis. Com o British Council ainda temos o projeto de Incubadora de Economia Criativa, que nos levou a também realizar acordo de cooperação com a SPCine – empresa pública de cinema e audiovisual de São Paulo. O Criado em Sampa ganhou o módulo 2 para aprofundar o conteúdo do primeiro módulo e ainda serviu de etapa final para selecionar cinco empreendedores sociais que ganharam um programa de intercâmbio na incubadora The Studio – Incubadora de Empreendimentos de Economia Criativa da Universidade de Loughbrough, da Inglaterra.

Toda essa trajetória vai ser contada no livro digital: Adesampa, primeiros passos de um novo modelo de desenvolvimento. 2013 – 2016. Você está convidado para compartilhar conosco esta história.

Clique na imagem do livro, para acessar a versão digital:

capa-livro