Incubadora de Negócios Criativos e Culturais

Outra frente de atuação do Criado em Sampa é a criação de um Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais. Financiado pelo Institucional Skills, programa do Fundo Newton operado pelo British Council no Brasil, o projeto está em sua fase avançada de pesquisa. Em junho de 2016, uma comitiva da Adesampa fez uma viagem de campo de seis dias no Reino Unido, para conhecer incubadoras e hubs (termo inglês que significa ponto de referência relativo a aprendizado para inovação) de criatividade, que possam servir de referência para a versão brasileira. O grupo também realizou um giro pelo Brasil para visitar as iniciativas semelhantes. As pesquisas dentro e fora do país mostraram que as políticas públicas são fundamentais para o desenvolvimento de negócios criativos. A previsão de entrega da incubadora na chácara do Jockey está prevista inicialmente para março de 2016.

Intercâmbio de empreendedores

Uma etapa importante para a elaboração do projeto do Programa de Incubação de Negócios Criativos e Culturais é o intercâmbio de cinco empreendedores criativos brasileiros da periferia para o Reino Unido. Em contrapartida, cinco jovens britânicos realizaram intercâmbio semelhante no Brasil. A ideia é que os 10 intercambistas dos dois países troquem experiências e visitem empresas ligadas à inovação e à economia criativa.

A ideia é que os intercambistas possam também oferecer subsídios materiais e conceituais para a implantação do projeto do Programa de Incubação do Criado em Sampa.

A seleção dos cinco brasileiros foi feita entre os 15 participantes do Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas) que participaram Criado em Sampa módulo 2: Acelerando Negócios Culturais e Criativos em Regiões Vulneráveis na Cidade de São Paulo. São eles: Marilene Pereira da Silva (Kilombo Aqualtune-Comidas da Diáspora Afrikana), Gustavo Felipe Vieira de Alencar (Fábrica Livre),  Kesley Henrique Vieira de Barros (Quebra Galho),  Lia Karina Muschellack (AnimaSP), Paula Ferreira Leite (Rede Rizoma).